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Provocações, questionamentos e estudos sobre comunicação.

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Zona de conforto



Quantas vezes ficamos amarrados em ações, pensamentos e comportamentos porque “é a única forma que sei fazer” ou “me acostumei a fazer desse jeito”. Essa forma de pensar é um grande equívoco. Isso é um atraso pessoal e que, principalmente, afeta sua empresa. Não temos psicólogos trabalhando na Carpes, mas ao longo da nossa trajetória, percebemos que os clientes que obtiveram os melhores resultados, foram as empresas que se permitiram arriscar. Que tentaram fazer diferente.


Estar na “zona de conforto” deveria ser a mais incômoda possível. Para te ajudar a visualizar, sempre que der preguiça ou medo de tentar o novo, pense na zona de conforto como o colchão da sua cama. Você sabe que precisa trocá-lo, mas aparentemente, tudo bem. Deita, sente um leve desconforto, e acaba dormindo. Contudo, o dia seguinte amanhece com dores nas costas, na nuca, desconforto muscular e dor de cabeça que acaba deixando você mais pesado. Porém, afinal de contas, é só um colchão. Muitas pessoas não veem o reflexo disso em sua saúde.


Quando estamos na zona de conforto, realizamos sempre um determinado tipo de comportamento que traz um desempenho constante, porém limitado e com uma falsa sensação de segurança. Uma vez que algo novo acontecer, fugir do meu script e eu não estiver preparado, o impacto (seja lá qual for) comigo, ou dentro da empresa, pode ser bem maior.


Querer repetir a mesma fórmula e não visualizar novas perspectivas foi o levou a Kodak ao total esquecimento. Líder na indústria fotográfica, quando a tecnologia com câmeras digitais começou a invadir o mercado, a empresa acreditou ser talvez uma moda e que rapidamente seria esquecida. Estava em sua falsa segurança e não enxergaram novos caminhos.


Já uma empresa que está antenada às mudanças, e não tem medo de arriscar, é a Coca-Cola. Líder no mercado de refrigerantes, investe em pesquisa e desenvolvimento, e sabe que o comportamento do consumidor está mudando, e com ele, o hábito de consumo mais saudável. A “menina dos olhos” da empresa ainda é o refrigerante Coca, porém com a aquisição de marcas como água mineral Crystal, chá Matte Leão, sucos Del Valle e as bebidas de soja AdeS, a marca acompanha o mercado em que está, tendo em mente, que um dia, o refrigerante não será o produto mais vendido.


Entender a importância de mudar, para você e para sua empresa, é o que será o gatilho para o novo comportamento, auxiliando a não permanecer da mesma forma, conduzindo-o de maneira favorável ao alcance de metas e objetivos.



Byron Andrew

Sócio da Carpes


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