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Três erros que você deve evitar ao criar um nome para seu negócio ou produto


Na era da hipercomunicação, talvez a decisão mais importante que você pode ter que tomar é escolher um nome para seu negócio ou produto. De acordo com Al Ries e Jack Trout, autores de um dos livros mais importantes de marketing "Posicionamento: a batalha pela sua mente", um nome muitas vezes pode significar a diferença entre o sucesso e o fracasso. Simples assim. Tendo em vista a importância do assunto e o fato de que frequentemente ele é tratado como um detalhe protocolar, ressalto três principais erros que você deve evitar ao criar um nome.


Nomes iguais ou parecidos

Qualquer projeto para ser bem-sucedido necessita de pesquisa e, preferencialmente, de experiência profissional combinadas. Um erro muito comum observado na criação de um nome é escolher um que já exista dentro do seu mercado de atuação. Quantas vezes já ocorreu de procurarmos uma empresa pelo nome em um site de busca na internet, por exemplo, e ficarmos em dúvida sobre qual é o site correto, pois na lista de resultados da pesquisa, aparece mais de uma empresa com o mesmo nome? Lembre-se que a primeira ideia que vem a sua cabeça provavelmente já foi pensada por outra pessoa. Isso vale também para nomes parecidos. Ao criar um nome muito similar a algum que já exista, você pode gerar um grave problema para sua futura comunicação. Toda publicidade que você fizer pode acabar sendo associada à outra empresa que já existe. Portanto, pesquise antes!


Recursos digitais

Na esteira do mesmo problema do nome que já existe está o nome que não te permite alguns recursos digitais. O mais óbvio deles é o endereço do site. O ideal é que ele seja o seu nome. Ex: www.SeuNome.com.br. Isso facilita que seu cliente te encontre. Porém, ao não pesquisarmos a disponibilidade desses domínios, corre-se o risco de criar um nome cujo domínio já está sendo utilizado. Inclusive, algumas pessoas compram domínios que julgam com potencial comercial, mesmo sem o utilizarem, apenas para poder revendê-lo depois a preços mais elevados. A mesma pesquisa vale para as redes sociais, é preciso investigar e verificar se o nome pretendido também já não está sendo utilizado.


Siglas

Talvez a maior falha de todas: criar uma empresa com o nome em sigla. Em um primeiro momento parece intuitivo achar que isso funciona, afinal você conhece diversas empresas de sucesso que são designadas por siglas: IBM, GE, BBC... Logo, parece que a utilização delas pode ajudar. E aí está o engano entre causa e efeito. A International Business Machines ficou tão rica e famosa (causa) a ponto de todos saberem que empresa em questão é a IBM (efeito). Quando você tenta inverter essa lógica, ela não funciona. O presidente Juscelino Kubitschek só passou a ser chamado de JK (efeito) após se tornar famoso (causa). Portanto, primeiro você se torna extremamente conhecido, depois poderá virar referência para seus clientes utilizando apenas suas iniciais.


Uma dificuldade que as pessoas têm em entender algumas questões relacionadas à ideia de marketing e posicionamento é o papel fundamental do timing nesta história. A primeira empresa que penetra na cabeça das pessoas com um novo produto ou uma nova ideia, fica famosa. Não importa qual seja seu nome. Isso explica o sucesso de nomes como Coca-Cola, Kodak ou Xerox. As conotações negativas, por exemplo, da palavra “Coca” não importam para a marca, tamanha a influência que seu nome tem nas pessoas. Mas escolher um nome inventado é bastante perigoso. Apenas quando você é o primeiro a entrar na mente das pessoas com um produto totalmente novo, que elas podem desejar, é que você pode ousar escolher um nome que não signifique nada.


O nome é o primeiro ponto de contato entre a mensagem e a mente das pessoas, por isso sugerimos sempre a contratação de profissionais especializados para criação de naming. E seguindo essas breves sugestões, você já pode evitar erros básicos bastante comuns quando lhe forem apresentadas propostas de nome para seu negócio ou produto.


Confira aqui alguns cases de naming criados pela Carpes:

Peccatus

Vesallius

Realiza Card


Referências:

AL RIES; TROUT, J. Posicionamento: a batalha pela sua mente. Editora M.Books, 2009.



Miguel Carpes

Sócio da Carpes


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