• Carpes

Sua empresa existe por qual motivo?

Atualizado: 28 de Nov de 2020



Platão, um dos pais da filosofia (aproximadamente 428 a.C. a 348 a.C.) dizia que “uma das coisas mais fundamentais que o homem deveria se fixar é em sua identidade.” Imaginemos Platão, hoje, chegando em pleno 2018 e lhe perguntando: quem é você? Essa é uma pergunta muito inquietante, porque ficamos, de surpresa, sem saber o que responder prontamente. Pode ser uma das perguntas mais curtas e mais desconcertantes que existem.

Na ânsia de responder, prontamente, procuraríamos exibir nossa carteira de identidade, CPF, mostraríamos no celular algumas fotos, falaríamos sobre nossa área de atuação profissional, do time que torcemos, onde moramos... Vamos tirando tudo do bolso para comprovar quem somos. Agora, imaginem Platão olhando para tudo isso e nos questionando: “Você é tudo isso? E se você perder essas coisas? Você é quem?”


Convenceríamos Platão respondendo que somos uma pessoa com objetivos, com propósitos, cujo sentido de vida, por exemplo, é a justiça. “Não vou sair do mundo sem me tornar uma pessoa mais justa do que eu sou hoje.” Então Platão responderia: “Ah, então você é uma pessoa que está buscando a justiça? Beleza. Então já sei quem é você. No caso deste que escreve, responderia que busca a criatividade!


Assim como na vida individual, para formação e construção de empresas, o questionamento segue igual: que é sua empresa? É imprescindível que uma firma tenha um norte. Tenha uma base sólida e não arrede o pé do objetivo que a levou ao nascimento de um negócio. Uma empresa também precisa de valores e de um propósito. Profissionais que trabalham apenas visando salário não se desenvolvem. Para as empresas, que visam somente o lucro, as notícias não são as mais animadoras a longo prazo.


Aqui na Carpes trabalhamos com gestão de marcas e desenvolvimento de planos estratégicos que englobam, inclusive, o posicionamento da empresa. Porém, costumamos dizer que não levamos o sucesso para as empresas. Criamos atalhos entre sua empresa e seu consumidor através da comunicação. Agora, se você não tiver uma resposta para quando Platão te perguntar o motivo da existência da sua empresa, não adianta criarmos para você o texto mais lindo do mundo se essa essência não estiver dentro de você, dentro do fundador e dentro dos funcionários.


Argumentos rasos não convencem Platão, consumidores nem ninguém.



Byron Andrew

Sócio da Carpes


Carpes

Design e Gestão de Marcas

O melhor é possível

135 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo