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Para que serve um manifesto de marca?

Atualizado: 9 de Ago de 2018


Desde criança eu sempre gostei de histórias. Tanto é que os primeiros presentes que eu lembro de ter recebido foram filmes da Disney como Aladdin, Pinocchio e O Rei Leão. Depois, quando aprendi a ler, foi uma coleção de fábulas clássicas que continha histórias como “A Lebre e a Tartaruga”, “A Cegonha e a Raposa” e a “Cigarra e a Formiga” dentre tantas outras. Presentes da minha avó, que sempre recomendou-me a importância da leitura. Foi ela quem me levou pela primeira vez na Feira do Livro (e acho que desde esse dia minha vontade por acumular livros iniciou).


Quando somos crianças, vamos eduzindo (inconscientemente) das histórias, valores e virtudes, que de forma sutil, os personagens transmitem no decorrer da trama. Isso acontece quando um protagonista, por exemplo, aceita o desafio de salvar a princesa, e sem armas e sem força, durante o caminho, acumula ideias e experiências para derrotar o vilão e concluir seu objetivo com sucesso. Mas o que tudo isso significa? Significa que a leitura transforma. A leitura nos faz refletir, pensar e crescer.


Acredito que este é um dos fatores que somaram na minha decisão quando adolescente em cursar publicidade e propaganda. O de contar histórias. Histórias bem contadas emocionam, histórias bem escritas convencem e o principal: histórias verdadeiras transformam. Transformam pensamentos, rotinas e hábitos. Podem mudar uma vida.


Por isso, as marcas têm uma responsabilidade muito grande quando contam uma história. Elas mexem na vida dos consumidores. Podem inspirar não só a compra de produtos, mas também (e talvez principalmente) causar uma reflexão sobre as coisas importantes na vida.


Aqui na Carpes, dentre todos os trabalhos que realizamos, um dos que eu me dedico com atenção redobrada é o de escrever manifestos de marca. E escrever um manifesto é muito mais do que traduzir em palavras sentimentos, ideias, propósitos e valores. Na verdade, é um texto que introduz o motivo pelo qual o leitor deve conhecer melhor a marca. Por isso, um manifesto precisa ser agradável ao público e de fácil compreensão. Não se contesta. É indiscutível. Transcreve claramente o que precisa ser falado. É uma dissertação que motiva transformações no mundo dos seus clientes, funcionários e parceiros.


Toda marca precisa saber por qual motivo existe. Ou melhor: a marca não tem apenas que saber, ela precisa comunicar. Quem tem que saber a razão da sua existência é o seu fundador, seus gestores e profissionais. É através da comunicação de marca que o consumidor toma conhecimento de porque uma marca foi criada e o que se espera que ela realize através de seus produtos ou serviços. E uma das ferramentas que auxilia na comunicação é o manifesto.


Byron Andrew

Sócio da Carpes


Confira nos links abaixo exemplos de manifestos criados por nós:

Manifesto Inanís

Manifesto Peccatus



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