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O tempo é o dono de tudo



O tempo é o dono de tudo. Costumamos repetir essa frase aqui no escritório, e realmente acreditamos nisso. O tempo é a nossa moeda mais preciosa. E sendo assim, fica fácil identificar porque é quase impossível realizar algum grande projeto a curto prazo. Coisas muito boas e amplas são valiosas e vão exigir sempre como pagamento nosso bem mais caro: o tempo.


Basta identificarmos exemplos em várias áreas. Grandes projetos de governo precisam de décadas para darem resultado. Importantes obras exigem anos de projeto e execução. Grandes clubes de futebol precisam de muito tempo de preparação e continuidade de trabalho para conquistarem campeonatos em sequência. E claro, na comunicação e gestão de marcas isso não é diferente.


Por diversas vezes já acompanhamos uma receita que se repete no mercado. As empresas começam a investir em comunicação, contratam uma assessoria especializada e o trabalho inicia. No começo, como em qualquer relação, tudo são flores e, por vezes ainda, esse período vem acompanhado de promessas irresponsáveis por conta dos contratados. A novidade então passa rapidamente a ser o status quo e a cobrança por resultados rápidos se inicia. Logo isso se transforma em frustração dos donos das empresas que então resolvem trocar de assessoria pois não veem resultado. E o ciclo geralmente se repete, muitas vezes independentemente da qualidade dos profissionais contratados. Porque isso ocorre? Porque a comunicação precisa, e muito, de 3 coisas nessa ordem: qualidade, constância e Tempo!


Por melhor que seja qualquer trabalho de comunicação precisa de tempo para dar resultados. Construir uma Marca, transmitir uma mensagem, é sempre um grande projeto e seu sucesso está ligado ao tempo. Interromper trabalhos após 6 meses é voltar para estaca zero, e esse processo faz com que você nunca saia do lugar, andando sempre em círculos e gastando dinheiro no caminho. É claro que ninguém está defendendo que você morra abraçado com projetos ou profissionais ruins, se esse for o caso, mas se você avalia bem seus profissionais e confia no projeto desenvolvido, é preciso ter constância e persistir para colher os frutos.


A expressão “é preciso anos para construir uma reputação, mas apenas segundos para destruí-la” é uma grande verdade popular. A construção de uma reputação, ou marca, requer anos de confirmação e reforço de determinadas qualidades. A Amazon é conhecida por seu atendimento superior ao cliente, porque há muito tempo repete um ótimo serviço e reforça isso em sua comunicação. Também a Fedex entrega há anos encomendas no prazo correto, e fala disso em sua comunicação constantemente, por isso possui essa reputação. Desde suas fundações essas empresas prestam um trabalho de qualidade, porém suas marcas só foram reconhecidas após anos de uma comunicação assertiva e constante.


O relacionamento das empresas com suas assessorias de comunicação tende a dar muito mais resultado quando se trabalha a longo prazo. Vivemos isso na Carpes muito de perto e praticamente só aceitamos um projeto se ele for de longo prazo. Com o tempo, nós vamos realmente conhecendo nosso cliente, entendendo melhor ele, seu trabalho, público e, com isso, conseguimos aprimorar sua comunicação. Não é por acaso que nossos clientes mais antigos (alguns desde nossa fundação) são os que colhem maiores frutos atualmente dessa receita simples e decisiva para grandes projetos: qualidade, constância e o dono de tudo, o Tempo!



Miguel Carpes

Sócio da Carpes


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