BLOG

Provocações, questionamentos e estudos sobre comunicação.

  • Carpes

O poder da repetição

Atualizado: 26 de Jul de 2019


Um dos efeitos mais poderosos e ignorados do mundo é a Repetição! A famosa frase de Goebbels, “Uma mentira repetida mil vezes torna-se verdade” é um aforismo que ressalta o poder de repetir uma mensagem, tornando-a capaz de sobrepujar até mesmo os fatos e se tornar verdade. Mas a ideia não é falar de falso ou verdadeiro, e sim falarmos sobre a força que há em ser consistente naquilo que fazemos.


Simon Sinek, um britânico-americano autor e consultor organizacional, explica em um de seus vídeos publicados na internet, de maneira brilhante, a diferença entre intensidade e consistência. Ele exemplifica dizendo que não adianta ir ao dentista fazer uma grande e profunda limpeza bucal uma única vez, se você não escovar seus dentes todos os dias. A limpeza no dentista é certamente muito mais intensa, porém o que vai garantir sua saúde no médio e longo prazo é a consistência de escovar seus dentes durante apenas 2 minutos diariamente.


O conceito é muito simples, porém sua relevância é constantemente ignorada quando aplicada ao contexto de comunicação. Não é nada raro vermos casos de empresas que trocam de posicionamento, de slogan e até mesmo de identidade, diversas vezes em períodos curtos de tempo. Isso acontece muitas vezes, justamente para que seus gestores sintam a intensidade do novo, afinal eles já estavam cansados de passar 6 meses ou mais vendo a mesma coisa. Mas na perspectiva dos clientes, esse raciocínio pode não ser o melhor. Basta você buscar rapidamente na memória slogans dos quais se lembra, sem fazer esforço.... Zaffari e Bourbon: Economizar é comprar bem. Havaianas: As legítimas. Recuse imitações. Ou mesmo uma famosa receita de lanche: dois hambúrgueres, alface, queijo, molho especial… O que eles têm em comum? Você os escuta, repetidamente, há muito anos. Dependendo da sua idade, desde que nasceu. Por isso você não os esquece. Esse é o poder da repetição.


Repetir pode não ser charmoso, inovador ou intenso, mas é sem sombra de dúvida eficaz. Pense em como você decora uma música? Basta escutá-la apenas uma vez? Provavelmente não. Então porque achar que seu público vai lembrar de sua empresa, se sua comunicação muda frequentemente? Claro que mudar nem sempre é algo negativo, afinal se você não tem uma boa comunicação, está mais do que na hora de buscar um melhor caminho. Mas se você considera seu posicionamento bom, proteja-o com carinho. Nem tudo é bom apenas por ser novo. Faça como os melhores, encontre uma mensagem sólida e repita ela o máximo que puder. Se funciona para a uma “mentira”, imagina o que pode fazer por uma verdade.



Miguel Carpes

Sócio da Carpes


Carpes

Design e Gestão de Marcas

O melhor é possível

183 visualizações
Design e gestão de marcas

O melhor é possível

ola@carpesdesign.com | 51 3907 8400

  • Facebook Carpes
  • Instagram Carpes
  • LinkedIn Carpes
  • Behance Carpes