BLOG

Provocações, questionamentos e estudos sobre comunicação.

  • Carpes

Bastidores da criação: naming Vesallius



Qual era o desafio do projeto?

Em abril de 2017, quatro sócios (3 médicos professores, especialistas em cardiologia; e 1 desenhista profissional, perito em imagens técnicas de estudos de anatomia, focado em órgãos, tecidos e ossos) entraram em contato com a Carpes para contratar o serviço de criação de naming para seu novo negócio. Queriam uma ideia de nome para a empresa.


A instrução recomendada no briefing, exigia que encontrássemos um nome que não restringisse futuras atuações da empresa. Previamente como um centro de ensino de ultrassom, voltado para alunos de medicina que, no futuro, poderiam atuar nas mesmas instalações como uma clínica de exames de imagens e ultrassonografia. O nome a ser pesquisado também precisava ter relação com medicina, estudos, ultrassom e precisava estar disponível para registros e aquisição de domínio para site e e-mails.


Por onde passaram as pesquisas?

Após as primeiras investigações sobre o mercado e concorrência, nossa equipe constatou uma semelhança sonora entre a maioria dos nomes das clínicas. O uso do sufixo “som” e dos prefixos “clin” ou “imagi”, eram as marcas registradas do mercado. Logo, percebemos para onde não deveríamos ir.


Utilizamos inicialmente técnicas de criação como mind mapping, para organizar as ideias, e uma lista de palavras com relações entre medicina, educação e ultrassom. Na sequência dissecamos a origem e o radical (latino e grego) de nossas ideias principais, mas sentíamos que não tinha vida o nome ainda.


Como a solução apareceu?

Em outra etapa, partindo do princípio de que o ultrassom exibe imagens internas para diagnósticos e permite a visualização dos tecidos e músculos, acreditamos que esse caminho era o mais adequado como norte criativo. Foi então que descobrimos que a medicina pode evoluir muito a partir do momento em que se pode conhecer melhor o corpo humano e disseminar(!) essas descobertas. Chegar até o nome do primeiro estudioso de anatomia não foi uma tarefa fácil. O óbvio se torna óbvio, depois de feita a pergunta certa. Descobrimos a obra “De Humani Corporis Fabrica” (1543), o primeiro livro voltado aos estudos internos de anatomia, de autoria do belga Andreas Vesalius (1514- 1564).


Vesalius (casualmente) era médico, professor e desenhista! Foi o primeiro a publicar uma imagem interna detalhada do corpo, através de suas experiências com dissecações, criando assim, uma área de estudos. Sua publicação é consultada até hoje em faculdades de medicina. Inovou na maneira de estudar e ensinar, mostrando o caminho para novas descobertas. Por isso, é considerado o pai dos estudos de anatomia.


Leonardo Da Vinci (1452-1519) também dissecou cadáveres voltando sua atenção aos estudos. Inclusive antes de Vesalius. Mas, seus “cadernos anatômicos” (1513) e suas contribuições/conclusões não foram publicadas, ficando herméticas a poucos artistas e estudiosos. Vesalius, trinta anos mais tarde, divulgou publicamente suas pesquisas autorais em um livro que revolucionaria a medicina para sempre.


Como foi o resultado?

A homenagem para Vesalius atendia todas as questões do briefing: não restringia a atuação exclusivamente em escola ou clínica de ultrassom e; tinha relação com medicina, estudos e imagens. O nome VESALLIUS ainda poderia carregar, sutilmente, a sigla US (de ultrassom) e uma lembrança às ondas (ll) que o transdutor (controle do aparelho) emite do impulso para captação das imagens.


O naming completo VESALLIUS - Centro de Ensino de Ultrassom pode tranquilamente variar seu decodificador para VESALLIUS - Clínica de Imagem e Ultrassom. Geralmente o decodificador é onde especificamos o que a empresa oferece.



Você pode conferir o restante desse trabalho, a parte de Identidade Visual aqui:

IDENTIDADE VISUAL


Palavra do cliente: "O trabalho com a Carpes sempre se desenvolveu com fluidez e bastante troca de informações, sempre objetivando a melhoria nos detalhes. O resultado final não poderia ter sido diverso do de quem trabalha com afinco e competência.''
Marcelo Balestro - Sócio

Carpes

Design e Gestão de Marcas

O melhor é possível


89 visualizações
Design e gestão de marcas

O melhor é possível

ola@carpesdesign.com | 51 3907 8400

  • Facebook Carpes
  • Instagram Carpes
  • LinkedIn Carpes
  • Behance Carpes