Acompanhe o nosso conteúdo

  • Carpes

Comunicação em ambientes digitais, por que devo investir?

Atualizado: 20 de jan.



A comunicação digital é percebida como uma facilitadora de relacionamento e interação com os públicos de uma organização. Compreender o poder da comunicação nas ambiências digitais é entender como a nova geração interage, se relaciona e busca informações sobre os mais diversos assuntos. A autora Carolina Terra nos diz que “a comunicação digital interativa se vale da ruptura de duas variáveis clássicas de toda a comunicação: o tempo e o espaço. Na rede, a distância física e o tempo são elásticos e, por isso a comunicação nesse ambiente é policrômica e multidirecional.”


Nos dias de hoje é perceptível o poder que a internet e os ambientes digitais exercem na vida das pessoas e na comunicação das marcas. Diante disso, antes de introduzir as características e os aspectos desse elemento tecnológico, é interessante compreender o termo ciberespaço. Vamos entender ciberespaço como um meio de comunicação que surge da interconexão mundial dos computadores, ou seja, a internet tornou mais fácil o envio de mensagens para mais de um contato, permitindo ainda múltiplos emissores, e isto é uma excelente oportunidade comunicacional.


Muitas pessoas ainda confundem os termos mídias sociais e redes sociais, as redes sociais fazem parte das mídias sociais. Sendo assim, entende-se as redes sociais como ambientes que focam reunir pessoas que podem expor seu perfil com dados como fotos pessoais, textos, mensagens e vídeos, além de interagir com outros membros, criando listas de amigos e comunidades. As marcas se inserem nas mídias sociais para obter um maior alcance, expor seus serviços, mostrar suas ideias, conteúdos, posicionamentos, vender e se relacionar com seus públicos. Percebemos então que as mídias sociais tratam-se da plataforma, do espaço onde se insere aquela determinada rede social.


A comunicação digital, em suma, é realizada através das mídias sociais e do site da marca, e dentro desta extensa dimensão que são as mídias sociais é interessante perceber pela perspectiva do relacionamento e da produção dos conteúdos publicados. As mídias sociais têm o poder de alcance gigantesco, pois na sociedade contemporânea em que vivemos quase todas as pessoas possuem um perfil em alguma rede social digital e uma marca estar inserida neste ambiente fará com que ela seja mais vista e, por consequência, isto influenciará no poder de decisão de escolha entre uma ou outra marca.


A produção de conteúdo é importante para que o perfil não se torne apenas um repositório de propagação da imagem da marca. O seu perfil precisa se relacionar e interagir com aqueles que te seguem, e isto acontece por meio de conteúdos que agradem seus públicos e venda sua imagem e seus produtos/serviços. Precisamos entender que o seu perfil em ambientes digitas é a sua marca na internet, ela precisa estar de acordo com tudo aquilo que você já propaga no offline, pois o discurso da marca/organização precisa ser o mesmo em todos os ambientes em que ela está inserida, entendendo que em cada ambiente a linguagem será diferente, mas o discurso deve ser o mesmo.


Daí respondo a sua pergunta: Porque devo investir? É necessário que estes perfis sejam pensados por profissionais que irão auxiliar a propagar as suas mensagens dentro destas plataformas para que esta comunicação seja efetiva, atrativa e atinja os seus objetivos enquanto marca/organização. Este trabalho é realizado por meio de constância para demarcar o seu território para se fazer presente com conteúdos pensados exatamente para que você transmita aquilo que foi pretendido por intermédio deste meio comunicacional.



Mikael Carvalho

Líder de Mídias Sociais da Carpes


Carpes

Design e Gestão de Marcas

O melhor é possível

43 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo