BLOG

Provocações, questionamentos e estudos sobre comunicação.

  • Carpes

Ciclos, rituais e porque você deve investir nisso

Atualizado: 10 de Jan de 2019



Tudo é feito de ciclos, sejam eles pequenos ou grandes, estamos constantemente emergidos nesses processos. Em sua maioria, eles vêm acompanhados por rituais, com ou sem celebrações, tais momentos servem para marcar uma passagem, vislumbrar uma caminhada e até mesmo desenhar um novo caminho. O fato é que gostamos (e necessitamos!) destes símbolos ao longo em nossas vidas. E quando tratamos de gestão de marcas e comunicação, entendemos ainda mais profundamente a importância desses momentos.


Em nossa vida, a única certeza que temos é que vamos nascer e morrer. E ao longo da jornada, vive-se uma infinidade de outros ciclos, onde em cada um deles há uma espécie de momento ou ritual que marcam sua passagem. A primeira palavra que pronunciamos, por exemplo, marca o início do aprendizado de nossa língua. Os primeiros passos, indicam o começo de uma certa independência, a primeira vez que vamos à escola, o primeiro emprego, o primeiro beijo, o dia do casamento...enfim, cada ciclo tem seu ritual em que se fecha uma etapa, e abrem-se novas oportunidades.


É por vivermos dentro de períodos que os rituais são tão importantes, eles delimitam uma etapa. Demarcam o fim e o início de um novo momento nos ajudando a acompanhar nossa caminhada e renovando muitas vezes a nossa esperança para um novo começo. Quantas vezes ao fim de um ano difícil, depositamos fé que no novo ano as coisas vão melhorar? Ou em uma cerimônia de formatura, celebração que guardamos na memória durante toda a vida, momento em que olhamos para trás e celebramos uma conquista ao mesmo tempo que nos enchemos de esperança no novo ciclo de vida como profissional formado?


É exatamente por isso que as empresas devem investir em seus rituais e celebrações, pois eles reforçam a importância de um momento, como uma comemoração de meta atingida. Ou uma premiação aos profissionais de destaque do ano, que incentiva os melhores e inspira a todos, fazendo com que a pessoa se sinta reconhecida e incentivada a mais um novo ciclo. Não à toa o mercado é repleto de rituais de celebração, quantos prêmios existem? Festivais, eventos, aniversário de empresas...


Se a natureza e a nossa vida são feitas de ciclos e ritos de passagem, as empresas não podem se dar ao luxo de ignorar isso. Desde pequenas ações, como Bernett C. Helzberg, presidente da Helzberg Diamonds, rede de joalherias, que escrevia à mão um bilhete para o funcionário quando queria incentivar uma atitude ou resultado, até grandes celebrações, quando ele presenteava aos melhores gerentes com viagens de férias oferecidas pela empresa. A importância dos rituais está em sinalizar as etapas, esses momentos nos ajudam a termos consciência do que estamos fazendo, do caminho que trilhamos e do porquê o fizermos.



Miguel Carpes

Sócio da Carpes


Carpes

Design e Gestão de Marcas

O melhor é possível

32 visualizações
Design e gestão de marcas

O melhor é possível

ola@carpesdesign.com | 51 3907 8400

  • Facebook Carpes
  • Instagram Carpes
  • LinkedIn Carpes
  • Behance Carpes