• Carpes

Bastidores da criação: naming Rogério Philipi Contabilidade



Qual era o desafio do projeto?

Quando o próprio Rogério Philipi procurou a Carpes para a criação de sua identidade visual, para a então RSP Serviços Contábeis, nossa equipe identificou prontamente um detalhe que faria toda a diferença no projeto: o nome. Por isso, antes da criação da nova marca e desenvolvimento da linguagem visual, propomos o trabalho de naming.


A intenção de Rogério, em criar sua identidade visual, era investir na comunicação do escritório, em redes sociais e marcar sua presença na internet. Contudo, a sigla RSP (iniciais de seu próprio nome) poderia gerar um distanciamento, completamente oposto ao serviço prestado por ele e sua equipe: cuidadoso e próximo. Além disso, outras empresas, inclusive do mesmo mercado, utilizavam a sigla idêntica.


Segundo o livro Posicionamento - a batalha pela sua mente, “empresas com nome têm mais possibilidade de crescer” e “uma empresa precisa ser extremamente conhecida antes de poder utilizar suas iniciais com sucesso”. O escritório era mais conhecido como “meu contador Rogério” do que RSP Serviços Contábeis (conclusão exposta no briefing pelo próprio cliente).


Por onde passaram as pesquisas?

Os norteadores, que guiaram as pesquisas criativas foram sinalizados pelo cliente: comprometido, pois a contabilidade envolve muitos prazos distintos e, quem não tem experiência pode pagar caro pela falta de atenção; personalizado, cada empresa corresponde a questões e serviços diferentes, nenhuma é igual a outra e; detalhista, um centavo fora do lugar pode gerar uma dor de cabeça a longo prazo.


Logo, nossa equipe percebeu que o novo naming precisava transmitir uma proximidade entre o Rogério e seus clientes. Necessitava traduzir melhor o trabalho que é feito com muito esmero e cuidando para que nada seja feito errado.


Durante as pesquisas percebeu-se que diversas marcas que buscam transmitir esses mesmos sentimentos de proximidade e de qualidade, feita em cada detalhe, utilizam como recurso nomes próprios, geralmente dos fundadores.


Como a solução apareceu?

Giorgio Armani, Louis Vuitton ou Hugo Boss transmitem a ideia de assinatura do trabalho, alguém se responsabiliza pelo que está sendo oferecido e, no caso dessas empresas os próprios estilistas e designers. É algo personificado onde alguém cuida de um padrão personalizado de detalhes. Algo que quase se aproxima do artesanal, do sob medida.


E isso era exatamente o que ocorria com o triângulo escritório, Rogério e seus clientes: os clientes têm-no como referência, chegando muitas vezes a nem lembrar o nome do escritório, pois associam a qualidade do serviço prestado muitas vezes diretamente ao fundador. Por isso, a proposta foi eliminar a sigla e escrever por extenso ROGÉRIO PHILIPI.


Sugerimos ainda a substituição dos termos “Serviços Contábeis” por Contabilidade porque a percepção, sentimento com o qual a comunicação trabalha, que passa em “Serviços Contábeis” são de fazer serviços pontuais, quando na realidade o escritório zela por toda a contabilidade das empresas. Logo, o termo contabilidade melhoraria essa percepção e aproximaria mais da ideia do que realmente era proposto.


Como foi o resultado?

Com isso juntavam-se todos os pontos positivos em trabalhar com um nome próprio e autoral e não seria sofrível a transição, pois as pessoas já estão acostumadas a ligar o escritório ao nome do fundador, sendo tudo muito mais natural. Além disso, não ocorreria empresas do mesmo segmento atuarem com o mesmo nome.


Atualmente, todo seu material de comunicação já passou pela transição de naming, a identidade visual foi desenvolvida e, agora, estamos implementando as redes sociais e a presença on-line da Rogério Philipi Contabilidade. .


Você pode conferir o restante desse trabalho, a parte de Identidade Visual aqui:

IDENTIDADE VISUAL


#Naming #RogerioPhilipi #Identidade Visual


Carpes

Design e Gestão de Marcas

O melhor é possível


O melhor é possível

ola@carpesdesign.com | 51 3907 8400

  • Facebook Carpes
  • Instagram Carpes
  • LinkedIn Carpes
  • Behance Carpes
  • Pinterest - Carpes