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Bastidores da criação: naming Ecohaertel



Qual era o desafio do projeto?

A empresa originou-se como sendo responsável pela área de Ecocardiografia junto à Prevencor, situada dentro das dependências do Hospital Mãe de Deus em Porto Alegre. O projeto solicitado à Carpes, antes do desenvolvimento da Identidade Visual, foi desenvolver um Naming para a nova empresa que nascia e passaria a atuar de forma independente.


O principal desafio era criar um nome que fosse único e deixasse claro sua especialidade. Além disso, era desejo dos sócios que fossem ressaltados o pioneirismo e a tradição com os quais a empresa contava, pois dois de seus sócios, Dr. José Carlos Haertel, foi o pioneiro no Rio Grade do Sul na aplicação de exames de ecocardiografia, e seu sobrinho, e sócio, Dr. Marcelo Haertel, seguiu pelo mesmo caminho tornando-se também uma referência de metodologias avançadas em ecocardiografia.


Por onde passaram as pesquisas?

Nossa premissa para o desenvolvimento do Naming, além das definidas pelo cliente em nosso briefing, foi pensar como o cliente chega até uma clínica de diagnóstico cardiovascular? Levantamos 4 principais motivos: o cliente chega pela indicação do médico. Pela disponibilidade do seu plano de saúde. Por conta da sua localização (perto da sua casa ou do seu médico). E por fim, por uma indicação de conhecido.


Analisando cada ponto, verificamos que no caso das indicações, é preciso que a pessoa já conheça ou seja cliente da clínica. Então é um processo secundário. Quanto ao plano de saúde e a localização, o nome não poderia auxiliar, pois são questões que já estavam encaminhadas. Então, nosso foco para a criação foi desenvolver um nome que também pudesse fazer sentido para o mercado da medicina, pois existia uma maior chance de ser indicado pelos médicos que já conheciam o relevante trabalho dos sócios na área.


Como a solução apareceu?

Enquanto pesquisávamos o mercado do cliente, percebemos que ao buscarmos pelo nome Haertel, uma infinidade de links ligados aos sócios e a ecocardiografia eram encontrados. Ficava claro que o sobrenome da família tinha grande relevância quando o assunto era medicina e ecocardiografia. Identificamos que isso era um ponto forte a ser explorado. Ao utilizarmos o sobrenome Haertel no naming, conseguiríamos trazer um pouco da tradição e do pioneirismo a que ele remete, principalmente entre a classe médica.


Incluímos então o prefixo ECO no nome, buscando associar de forma clara para o público a nossa especialidade. Percebemos que ao buscarmos no Google o termo EcoHaertel, apareciam também diversos links fazendo referência aos sócios e a ecocardiografia. Isso aumentaria ainda mais nossa percepção de autoridade perante o consumidor.


Outro ponto curioso e que poderia vir a ser explorado na comunicação da empresa, é que ao pegarmos o sobrenome Haertel, retirarmos as duas últimas letras e apenas invertermos o A e o E, temos formada a palavra Heart (coração).


Por fim, verificamos que o domínio www.ecohaertel.com e .com.br estavam disponíveis para compra. E na pesquisa básica junto ao INPI, para verificar se já existe alguma empresa com o mesmo nome, não foi encontrada nenhum registro.


Como foi o resultado?

O nome EcoHaertel conseguiu trazer exatamente o que desejávamos: deixa claro para o potencial cliente o que a empresa faz e carrega a tradição e a credibilidade que o sobrenome Haertel tem no meio profissional.


O cliente aprovou com entusiasmo o Naming e foi dada sequência ao trabalho para o desenvolvimento de sua Identidade Visual, que já foi finalizada e você pode conferir clicando aqui.


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