• Carpes

Bastidores da criação: naming Com Amor - Escola de Educação Infantil



Qual era o desafio do projeto?

A Escola de Educação Infantil Balão Mágico procurou inicialmente a Carpes para criação de uma nova identidade visual. Porém, logo de início os proprietários, Fernanda Borges e Eduardo Corrêa, sentiram a necessidade de uma mudança e adequação de naming.


Balão Mágico foi o nome que deu origem a escola, mas com a intenção de crescimento e investimentos em comunicação, mídia e redes sociais, poderia gerar certas dificuldades pois já existiam muitas escolas infantis, inclusive na mesma cidade, batizadas com o mesmo nome (uma referência clara no imaginário dos proprietários que foram crianças na década de 1980 e assistiam ao programa de televisão homônimo). Precisava ser criado um naming autêntico e que fosse único, representando o verdadeiro diferencial da escola.


Por onde passaram as pesquisas?

Amor, desenvolvimento e singularidade foram os norteadores que guiaram as pesquisas por mais de quatro meses. As três palavras apareceram: no briefing, respondido pelo cliente; nas entrevistas com os funcionários da escola e; em visitas que os criativos da Carpes realizaram para vivenciar a rotina e a pedagogia com as crianças.


A palavra “amor” também apareceu diversas vezes em depoimentos publicados nas redes sociais da escola. “Meu filho ama estar lá”, “Minha filha ama as professoras” ou “Tenho certeza de que meu filho recebe amor”, foram frases que fizeram nossa equipe entender que, para chegar em uma resposta visceral, seria necessário pensar a solução com amor.


Estudamos artigos sobre as fases de desenvolvimentos das crianças, pesquisamos sobre teóricos da educação (Howard Gardner, Henri Wallon, Jean Piaget, Paulo Freire...) e assistimos a documentários e séries sobre educação infantil. Nessa etapa da pesquisa encontramos o TEDx Talks da diretora do filme “O Começo da Vida”, Estela Renner, onde destaca a importância dos três primeiros anos da vida de uma criança para a formação do ser humano.


Como a solução apareceu?

Quando percebemos que havia um alinhamento entre as teorias, depoimentos, pesquisas e dia a dia da escola, nos demos conta do óbvio: que o nome precisava passar não o que a escola faz, mas principalmente a forma como faz, pois, esse era o verdadeiro diferencial.


Por isso, o nome COM AMOR foi a solução encontrada. É um nome e uma expressão fácil e simples com sentimento. E o mais importante de tudo: não é apenas um nome, é uma bandeira defendida desde sempre pela diretora da escola. É um propósito claro para os pais, as professoras e qualquer pessoa que tenha contato com escola. É uma forma de atuar: fazer Com Amor.


Oferecer inglês, capoeira, culinária é muito importante, mas diversas escolas também oferecem. O diferencial desde o início proposto pela diretora Fernanda Borges não está no que fazer, mas sim em COMO fazer. Com Amor!


Como foi o resultado?

O nome Com Amor proporciona ainda centenas de associações com as atividades da escola como “aprendendo Com Amor”, “educando Com Amor” ou “ensinando Com Amor” possibilitando a utilização do novo nome como um mantra tornando de fácil domínio a principal diretriz da escola: “Tudo que fazemos é feito Com Amor”. O novo nome foi aceito e rapidamente incorporado pela escola, alunos, pais e funcionários.


Você pode conferir o restante desse trabalho, a parte de Identidade Visual aqui:

IDENTIDADE VISUAL


#Naming #EscolaComAmor #IdentidadeVisual


Palavra do cliente: "Imensurável a dedicação, muito além do esperado. Percebemos muito carinho e muito amor em cada detalhe. Excelência na execução e aplicação do projeto. Gratidão!''
Fernanda Borges - Diretora


Carpes

Design e Gestão de Marcas

O melhor é possível


O melhor é possível

ola@carpesdesign.com | 51 3907 8400

  • Facebook Carpes
  • Instagram Carpes
  • LinkedIn Carpes
  • Behance Carpes
  • Pinterest - Carpes