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Bastidores da criação: Identidade Visual IMAPOR



Qual era o desafio do projeto? O IMAPOR é uma associação sem fins lucrativos nascida da iniciativa de agências marítimas, companhias de navegação e terminais portuários do Rio de Janeiro, para promover a competitividade do comércio exterior nacional. O instituto oferece uma plataforma de treinamento, relacionamento e (re)colocação que atrai e capacita jovens talentos para as diversas carreiras no Shipping e atualiza profissionais já inseridos na indústria. Fortalece a rede de relacionamentos e a troca de experiências dos envolvidos, aproximando empresas e profissionais em busca de talentos e oportunidades com perfil desejado.


Em 2015 fomos procurados pelo Vitor Kneipp, na época um dos diretores do IMAPOR, com o desafio de fazer um redesign de Identidade Visual que, além de modernizar a marca, representasse a credibilidade e a transformação que o instituto proporciona à sociedade através da promoção do conhecimento.


Por onde passaram as pesquisas? Após a realização do briefing detalhado junto ao cliente, mergulhamos nas pesquisas buscando nos aprofundar nesse mercado e no universo portuário. Partindo do estudo da história do instituto IMAPOR, passando por pesquisas que vão desde as grandes navegações até a história do comércio portuário atual. Acreditamos que é fundamental esse tipo de aprofundamento histórico, que busca entender as origens do mercado para o qual estamos desenvolvendo o projeto e nos dá um melhor entendimento dos processos que nos trouxeram até aqui. Assim conseguimos construir um trabalho com bases sólidas.

Pesquisas simples

Como a solução apareceu? Elegemos como prioridade enfatizar na identidade o poder transformador que tem o conhecimento. Com o desenvolvimento das pesquisas, percebemos que era necessário nos afastarmos dos pontos mais óbvios de referências como o “mar” e os “navios” Buscamos em outras fontes as respostas que nos permitiriam unir o conceito que queríamos com as formas que buscávamos. Então, voltamos à nossa infância e às brincadeiras com papel. Lembramos de ficar maravilhados quando alguém nos ensinou, pela primeira vez, que poderíamos dobrar uma folha várias vezes, e obter dela diferentes formas. Tudo isso através da técnica do Origami, que nada mais é do que a arte de criar representações de seres ou objetos apenas dobrando o papel, sem cortá-lo ou colá-lo. Essa era exatamente a ideia que queríamos transmitir, que o conhecimento pode transformar, que a partir dele, podemos construir qualquer coisa.


Estudamos então as dobraduras que formam um barco de papel, e a partir das suas formas iniciamos diversos testes até definirmos nosso logotipo.


O logo simboliza a transformação e o conhecimento. É inspirado na última dobra de papel antes da formação do barco, trazendo a ideia de que o conhecimento sempre está em movimento e pode transformar qualquer coisa, até mesmo uma folha de papel em navio. O símbolo é forte e icônico, fazendo alusão, também, às formas de um grande casco de navio.

Logo / Navio

A tipografia em fontes de base larga e com ângulos retos, passa imponência, elegância e credibilidade. A leve ondulação da letra A, torna a assinatura singular, fazendo uma ligação direta com as águas do mar e com o antigo logotipo. A ausência da serifa, pequenos traços e prolongamentos que ocorrem no fim das hastes das letras, visa trazer uma ideia mais moderna a identidade.


Definimos como cores padrão o verde escuro e o amarelo. Verificamos que os tons azuis são amplamente utilizados em diversas identidades ligadas ao setor, por conta da óbvia ligação com o oceano. Com a intenção de nos diferenciarmos, optamos pelas cores referidas. A cor verde é ligada a sabedoria e inteligência, e seu tom mais escuro transmite credibilidade e profundidade. O amarelo alaranjado remete ao calor e ao Rio de Janeiro. É uma cor jovem e expansiva, ligada a movimento e energia.


Por fim, as texturas que complementam a identidade, foram inspiradas nos grandes containers utilizados nos transportes marítimos.

Como foi o resultado? Fizemos questão de ir até o Rio de Janeiro para apresentarmos o resultado a toda a diretoria, que para nossa alegria, aprovou o projeto imediatamente. O IMAPOR segue seus trabalhos atualmente, contando com um vasto portfólio de grandes clientes corporativos como: Transpetro, Vale, Thyssenkrup CSA e Marinha do Brasil.


Você pode conferir o case completo de Identidade Visual do IMAPOR aqui: Identidade Visual


Palavra do cliente:
''A Carpes fez todo o portfólio de identidade visual do IMAPOR: logotipo, esquema de cores, formas, papelaria, tudo. Foi rápida e atenciosa aos nossos requisitos e à mensagem da marca. O resultado superou às minhas expectativas. Trabalhamos diretamente com o Miguel. O Miguel veio até o Rio de Janeiro apresentar o resultado final. Seguimos as linhas da Carpes até hoje, inclusive para o novo website. Contratei a Carpes por recomendação e a recomendo sem ressalvas. Um trabalho brilhante.'' Vitor Kneipp Diretor do Imapor entre os anos de 2015 e 2017

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