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Bastidores da criação: Identidade Visual Eurogreen



Qual era o desafio do projeto? A Eurogreen é uma distribuidora de produtos hospitalares idealizada por profissionais com mais de 30 anos de experiência no mercado, atuando nas áreas de vendas e marketing de negócios para o ramo de saúde no Brasil e na América Latina.


A empresa tem como principais norteadores, a preocupação ambiental como parte importante de seus processos, além de trazer o melhor em tecnologia e segurança nos produtos que trabalha. E esse foi exatamente o desafio para o qual fomos contratados, representar visualmente estas premissas desenvolvendo uma Identidade Visual para a Eurogreen Distribuidora de Produtos Hospitalares.


Por onde passaram as pesquisas? Após a realização do briefing detalhado junto ao cliente, o passo seguinte e fundamental é a pesquisa, que passa desde os concorrentes, diretos e indiretos, até o mercado da importação como um todo. Um dos pontos interessantes neste processo de pesquisas para criação de uma Identidade é que nunca sabemos por onde ela vai nos levar. Um exemplo disso, é que durante as pesquisas, descobrimos um documentário surpreendente, Operação enganosa (disponível no Netflix) o qual revela como, na corrida pela inovação, a indústria de artefatos médicos pode trazer trágicas consequências aos pacientes.


Foi identificado também, que embora este mercado conte com grandes multinacionais, por vezes o investimento em comunicação visual beira o amadorismo, com muitos materiais técnicos e sem nenhum refino comercial. Neste caso, acreditamos que existe grandes oportunidades para empresas que invistam em uma comunicação profissional, como foi o desejo da Eurogreen desde seu início.



Como a solução apareceu? Ao analisarmos referências de formas que passassem a ideia de segurança, proteção e força, encontramos no hexágono, uma forma geométrica que remete a escudos e estruturas fortes, como as colmeias de abelhas. E nesta questão temos uma analogia interessante, pois as abelhas são as grandes responsáveis por fazer a captação e a distribuição do pólen na natureza. Sendo elas importadores e distribuidoras naturais.


Achamos promissoras estas referências e assim nos aprofundamos mais nestas formas, verificando que o formato também lembrava uma folha. E os detalhes das suas ramificações, lembram diversos caminhos/estradas de distribuição. Quando transformamos essas formas em ângulos mais retos e precisos, que lembram circuitos eletrônicos, chegamos em um ícone que mistura tecnologia e natureza.


Com relação a construção da nossa tipografia, buscamos uma fonte que tivesse o início do que desejávamos para o nosso logotipo. E então passamos a redesenhar seus tipos buscando harmonizar suas formas, trazendo uma percepção de tecnologia e força para a tipografia.


Foram feitos cortes retos nos tipos e um alinhamento geométrico, a fim de ressaltar a ideia de precisão. Além disso, foi realizado o trabalho de espaçamento dos tipos, harmonizando-os visualmente. Se deixarmos todas as letras com a mesma distância umas das outras, elas podem parecer que estão com entreletras diferentes. Isso acontece porque nossos olhos nos enganam com relação aos diferentes pontos de contato que temos. Por isso, precisamos alinhar os tipos visualmente para garantirmos sua harmonia. Aqui, temos uma medida base ‘‘X’’ e utilizamos sua multiplicação para definirmos a melhor distância entre os tipos.


Isso foi realizado com a tipografia do nosso decodificador que passou por grandes mudanças buscando harmonizar com a proposta do nosso logo. Os tipos foram geometricamente harmonizados e a letra S foi totalmente redesenhada.



Por fim, buscamos ainda uma referência a distribuição, partindo da forma de um cubo, que faz alusão as embalagens de transporte. E fazendo a junção com setas de direção das bússolas, transmitindo a ideia de distribuição por qualquer localização, juntando esses dois aspectos em apenas uma forma.


Nossa paleta de cores é formada por dois tons de verde. O verde é naturalmente a cor ligada a natureza, ecologia e a sustentabilidade. Além de ser a cor da saúde e da medicina. O tom mais escuro transmite profundidade, seriedade e credibilidade. Já o tom verde mais claro e amarelado faz alusão ao natural, traz intensidade e energia, nos ajudando a passar a ideia de tecnologia.

Como foi o resultado? O resultado do projeto foi extremamente positivo, sendo aprovado pelos sócios que já deram segmento a comunicação, iniciando o projeto do novo site e o desenvolvimento das suas redes sociais. A Eurogreen segue o seu projeto de unir ecologia e tecnologia em todos os produtos que importa e distribui para o mercado brasileiro e internacional.



Você pode conferir o case completo de Identidade Visual da Eurogreen Aqui.



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