• Carpes

Bastidores da criação: Identidade Visual Com Amor



Qual era o desafio do projeto? A Com Amor é uma escola de educação infantil com mais de 10 anos de experiência na educação e no desenvolvimento de crianças de 0 a 5 anos. A escola tem como premissa enxergar cada criança como única, seguindo a melhor forma de aprendizado individual, e não o mesmo padrão para todas. A única coisa que elas recebem igualmente é amor. Porque, de acordo com sua fundadora, não importa a pergunta, a resposta sempre será amor.


Em 2019 fomos procurados pela Fernanda Borges e o Eduardo Correa, proprietários da escola, com a missão de criar, tanto um novo nome para a escola (que você pode conferir os bastidores aqui) como uma nova identidade visual que transmitisse melhor a sua essência.


Por onde passaram as pesquisas? As pesquisas para o projeto nos fizeram mergulhar no universo do desenvolvimento infantil: fizemos diversas entrevistas e visitas na escola; estudamos artigos e publicações de especialistas e; assistimos palestras sobre o desenvolvimento e as múltiplas inteligências, seriados e documentários como o espetacular “O começo da vida”, sobre a primeira infância. Além disso, buscamos pesquisar os concorrentes e a linguagem utilizada pelo mercado para entender o que havia de bom e de ruim e como poderíamos criar um projeto único.


Como a solução apareceu? A inspiração que desencadeou toda a solução para nosso projeto nasceu enquanto criávamos o nome. Ao analisarmos tanto o briefing com o cliente, quanto as nossas pesquisas e cruzarmos as informações, nos demos conta que ambos enfatizavam o mesmo ponto: a importância do amor. A Fernanda e o Eduardo nos enfatizaram desde o início que esse era o principal norteador e em nossas pesquisas constatamos que a ciência já comprovou que nada é tão importante para o desenvolvimento das crianças quanto as suas relações de afeto. Diante disso nasceu o nome e a diretriz do que precisávamos: tudo nasce a partir do Amor.


Definimos então nossos três norteadores que precisavam ser contemplados: Amor, Desenvolvimento e Singularidade. Visando traduzir a ideia do Desenvolvimento buscamos criar formas geométricas inspiradas em jogos infantis que auxiliam as crianças em seu desenvolvimento.


O colorido das peças traz a ideia lúdica para a identidade e reforça a ideia de Singularidade. As cores utilizadas trazem o rosa como cor principal, simbolizando o amor como base de tudo. As demais, seguem a lógica de evolução das crianças onde as fases iniciais são mais emotivas (rosa), passando para emoções com racionalidade (laranja) até atingirem sua comunicação racional com completo discernimento (verde/azul).


Por fim, precisávamos ilustrar com tudo isso a principal ideia: que tudo que a escola faz parte do Amor e tudo é construído a partir dele. Então, com as formas e cores que definimos, foi construído nosso logo, o coração, e nossa tipografia. A ideia foi que tudo que fosse construído na nova identidade seria a partir do ícone do coração, passando exatamente a mensagem que tudo que a escola faz é feito com amor. Ele é a nossa matéria-prima.


Seguindo exatamente essa lógica, foram criadas todas as aplicações da identidade, inclusiva toda sinalização visual com ícones que são construídos a partir das mesmas formas geométricas que formam o logo.

Como foi o resultado? Foi emocionante apresentar o resultado para nossos clientes e ver em suas reações uma grande alegria. O projeto seguiu em frente e transbordou para a nova sede da escola, com reforma e ampliação, e o seguimento de um plano maior de comunicação que continua até hoje junto a Carpes. A escola é uma referência para todos que a conhecem e um grande orgulho para nós que passamos a lhe acompanhar.


Você pode conferir o case completo de Identidade Visual da Com Amor Aqui.


Palavra do cliente:
''Imensurável a dedicação, muito além do esperado. Percebemos muito carinho e muito amor em cada detalhe. Excelência na execução e aplicação do projeto. Gratidão!'' Fernanda Borges Diretora

Carpes

Design e Gestão de Marcas

O melhor é possível


O melhor é possível

ola@carpesdesign.com | 51 3907 8400

  • Facebook Carpes
  • Instagram Carpes
  • LinkedIn Carpes
  • Behance Carpes
  • Pinterest - Carpes