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Bastidores da criação: Identidade Visual Auroque Investimentos



Qual era o desafio do projeto? Voltamos para o ano de 2012, a Carpes não havia completado seu primeiro ano de vida quando foi procurada pelo fundador da Auroque, Conradho Pasetto, que também é amigo de longa data de um dos sócios da nossa empresa. Após ter acumulado experiência de trabalho em uma corretora, decidiu fundar sua empresa de investimentos, principalmente porque queria conduzir o seu negócio conforme acreditava. Desejava ter completa independência, para servir apenas ao seu cliente e queria entregar um atendimento próximo e personalizado, visando assim, possibilitar o máximo retorno possível dentro de cada perfil. E para que tudo isso se concretizasse, ele precisava antes de tudo de uma Identidade Visual para a empresa. O desafio, dentro de um mercado que lida diretamente com a credibilidade, era criar uma identidade que conseguisse transmitir essa solidez e ainda trouxesse o apelo do serviço premium personalizado. Era preciso se aprofundar no mundo dos investimentos para tentar trazer dele elementos para a composição da identidade.


Identidade Visual Auroque Investimentos
Auroque Investimentos

Por onde passaram as pesquisas? Basta uma breve investigação para identificarmos que quando falamos em investimentos, transbordam logotipos que trazem gráficos, moedas, cifrões e afins. Esse tipo de pesquisa inicial já serve muito para nos exemplificar por onde não precisamos ir. A ideia de uma identidade é justamente diferenciar-se das demais, marcar as pessoas para que elas se lembrem de sua empresa, e ninguém consegue fazer isso repetindo ideias que já existem.

Pesquisas simples

Após irmos mais a fundo, tanto nas pesquisas quanto nas entrevistas com nosso cliente, entendemos alguns pontos fundamentais do mercado financeiro, entre eles o de que uma boa assessoria de investimentos deve saber lidar com qualquer tipo de cenário. E quando falamos disso, existem dois principais símbolos no mercado. O mais conhecido é o Touro, que está inclusive eternizado em Wall Street como estátua. Ele simboliza o mercado em alta, quando as ações na bolsa estão se valorizando. Isso porque o Touro ataca de baixo para cima. E existe o símbolo do seu contraponto, a figura que representa o mercado se desvalorizando, o Urso. Justamente por atacar de cima para baixo.


Como a solução apareceu? Não é preciso investigar fundo para saber que o símbolo do Touro é infinitamente mais utilizado que o Urso. Afinal, um mercado desvalorizando é algo que ninguém quer ressaltar. Porém, a proposta da Auroque é entregar a melhor assessoria de investimentos para seus clientes, e o mundo não é feito apenas de momentos prósperos. Existem também os cenários difíceis. E é talvez neles que o cliente mais precisa de acompanhamento. Foi pensando nisso que chegamos à conclusão de que precisaríamos de um logotipo que representasse todo o mercado, e não apenas parte dele. Algo que simbolizasse que a Auroque seria capaz de se adaptar a qualquer situação. E foi assim que recorremos a uma clássica técnica do design: a Gestalt! Ao nos depararmos com a imagem de uma silhueta de Urso, surgiu a ideia de que se conseguíssemos juntar no mesmo logo, Touro e Urso, conseguiríamos representar “todo” o mercado financeiro. Porém, não queríamos que os dois símbolos estivessem separados, queríamos que fossem parte um do outro. Que um não existisse sem o outro. Foi assim que a técnica da Gestalt nos socorreu. Ela não considera o elemento na sua forma isolada, mas sim, como sua relação com o todo é percebida. Dessa maneira, o desenho do Touro dourado faz surgir também o Urso. Uma espécie de Yin-yang dos investimentos.


A partir de então, todo o restante foi concebido. A tipografia foi selecionada e redesenhada em detalhes que fazem referência às formas do logo. O tipo de base larga e serifada ajuda a reforçar a percepção de credibilidade buscada no projeto.


A paleta de cores foi definida utilizando o preto e o dourado. A combinação trás para a Identidade a ideia de elegância, prosperidade, força e solidez.


Como foi o resultado? O projeto foi aprovado imediatamente e obteve muito sucesso. Em 2017 a Auroque Investimentos foi selecionada pela XP Investimentos para integrar o Super20 - grupo das 20 empresas de investimentos de maior potencial de crescimento do país. Hoje a Auroque é referência em assessoria de investimentos, com mais de R$ 200 milhões sob custódia. E para nossa alegria, segue como nossa cliente. Atualmente cuidamos de toda a comunicação da empresa, sendo responsáveis pela gestão da sua Marca.


Você pode conferir os cases completos de Identidade Visual e Gestão de Marca da Auroque aqui:

Identidade Visual Gestão de Marca


Palavra do cliente:
O processo de criação da marca foi uma experiência muito marcante na história da Auroque. A Carpes nos ensinou que criação – ou reestruturação – de logotipo não é simplesmente o desenho de um ícone que será apresentado como marca da empresa. Foi um processo extremamente rico, onde foi feito uma profunda imersão em todos os pontos primordiais da empresa – história, missão, valores, processos, área de atuação. O resultado foi este: um logotipo marcante, onde consegue em uma imagem formar as duas principais imagens do mercado financeiro que estamos inseridos (Bull Market e Bear Market), nossa missão de gerar valor nos mais diferentes cenários econômicos, e representar a figura do Auroque – touro ancestral que escolhemos como imagem de nossa empresa. Aprendemos com a Carpes que o processo de criação de uma marca vai muito além do desenvolvimento de um logo para a empresa. Colhemos os frutos deste aprendizado até hoje.'' Conradho Pasetto Sócio - Auroque Investimentos

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Design e Gestão de Marcas

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