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Bastidores da criação: Identidade Visual Auroque Investimentos



Qual era o desafio do projeto? Voltamos para o ano de 2012, a Carpes não havia completado seu primeiro ano de vida quando foi procurada pelo fundador da Auroque, Conradho Pasetto, que também é amigo de longa data de um dos sócios da nossa empresa. Após ter acumulado experiência de trabalho em uma corretora, decidiu fundar sua empresa de investimentos, principalmente porque queria conduzir o seu negócio conforme acreditava. Desejava ter completa independência, para servir apenas ao seu cliente e queria entregar um atendimento próximo e personalizado, visando assim, possibilitar o máximo retorno possível dentro de cada perfil. E para que tudo isso se concretizasse, ele precisava antes de tudo de uma Identidade Visual para a empresa. O desafio, dentro de um mercado que lida diretamente com a credibilidade, era criar uma identidade que conseguisse transmitir essa solidez e ainda trouxesse o apelo do serviço premium personalizado. Era preciso se aprofundar no mundo dos investimentos para tentar trazer dele elementos para a composição da identidade.


Auroque Investimentos

Por onde passaram as pesquisas? Basta uma breve investigação para identificarmos que quando falamos em investimentos, transbordam logotipos que trazem gráficos, moedas, cifrões e afins. Esse tipo de pesquisa inicial já serve muito para nos exemplificar por onde não precisamos ir. A ideia de uma identidade é justamente diferenciar-se das demais, marcar as pessoas para que elas se lembrem de sua empresa, e ninguém consegue fazer isso repetindo ideias que já existem.

Pesquisas simples

Após irmos mais a fundo, tanto nas pesquisas quanto nas entrevistas com nosso cliente, entendemos alguns pontos fundamentais do mercado financeiro, entre eles o de que uma boa assessoria de investimentos deve saber lidar com qualquer tipo de cenário. E quando falamos disso, existem dois principais símbolos no mercado. O mais conhecido é o Touro, que está inclusive eternizado em Wall Street como estátua. Ele simboliza o mercado em alta, quando as ações na bolsa estão se valorizando. Isso porque o Touro ataca de baixo para cima. E existe o símbolo do seu contraponto, a figura que representa o mercado se desvalorizando, o Urso. Justamente por atacar de cima para baixo.


Como a solução apareceu? Não é preciso investigar fundo para saber que o símbolo do Touro é infinitamente mais utilizado que o Urso. Afinal, um mercado desvalorizando é algo que ninguém quer ressaltar. Porém, a proposta da Auroque é entregar a melhor assessoria de investimentos para seus clientes, e o mundo não é feito apenas de momentos prósperos. Existem também os cenários difíceis. E é talvez neles que o cliente mais precisa de acompanhamento. Foi pensando nisso que chegamos à conclusão de que precisaríamos de um logotipo que representasse todo o mercado, e não apenas parte dele. Algo que simbolizasse que a Auroque seria capaz de se adaptar a qualquer situação. E foi assim que recorremos a uma clássica técnica do design: a Gestalt! Ao nos depararmos com a imagem de uma silhueta de Urso, surgiu a ideia de que se conseguíssemos juntar no mesmo logo, Touro e Urso, conseguiríamos representar “todo” o mercado financeiro. Porém, não queríamos que os dois símbolos estivessem separados, queríamos que fossem parte um do outro. Que um não existisse sem o outro. Foi assim que a técnica da Gestalt nos socorreu. Ela não considera o elemento na sua forma isolada, mas sim, como sua relação com o todo é percebida. Dessa maneira, o desenho do Touro dourado faz surgir também o Urso. Uma espécie de Yin-yang dos investimentos.


A partir de então, todo o restante foi concebido. A tipografia foi selecionada e redesenhada em detalhes que fazem referência às formas do logo. O tipo de base larga e serifada ajuda a reforçar a percepção de credibilidade buscada no projeto.


A paleta de cores foi definida utilizando o preto e o dourado. A combinação trás para a Identidade a ideia de elegância, prosperidade, força e solidez.


Como foi o resultado? O projeto foi aprovado imediatamente e obteve muito sucesso. Em 2017 a Auroque Investimentos foi selecionada pela XP Investimentos para integrar o Super20 - grupo das 20 empresas de investimentos de maior potencial de crescimento do país. Hoje a Auroque é referência em assessoria de investimentos, com mais de R$ 200 milhões sob custódia. E para nossa alegria, segue como nossa cliente. Atualmente cuidamos de toda a comunicação da empresa, sendo responsáveis pela gestão da sua Marca.


Você pode conferir os cases completos de Identidade Visual e Gestão de Marca da Auroque aqui:

Identidade Visual Gestão de Marca


Palavra do cliente:
O processo de criação da marca foi uma experiência muito marcante na história da Auroque. A Carpes nos ensinou que criação – ou reestruturação – de logotipo não é simplesmente o desenho de um ícone que será apresentado como marca da empresa. Foi um processo extremamente rico, onde foi feito uma profunda imersão em todos os pontos primordiais da empresa – história, missão, valores, processos, área de atuação. O resultado foi este: um logotipo marcante, onde consegue em uma imagem formar as duas principais imagens do mercado financeiro que estamos inseridos (Bull Market e Bear Market), nossa missão de gerar valor nos mais diferentes cenários econômicos, e representar a figura do Auroque – touro ancestral que escolhemos como imagem de nossa empresa. Aprendemos com a Carpes que o processo de criação de uma marca vai muito além do desenvolvimento de um logo para a empresa. Colhemos os frutos deste aprendizado até hoje.'' Conradho Pasetto Sócio - Auroque Investimentos

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