BLOG

Provocações, questionamentos e estudos sobre comunicação.

  • Carpes

A essência da imagem




Há mais ou menos 500 a.C, o pensador, político e filósofo chinês Confúcio, tornava-se conhecido devido aos seus sábios provérbios e máximas que visavam as relações sociais, a justiça e a sinceridade. Um destes aforismos conta que “uma imagem vale mais que mil palavras”. Confúcio, na verdade, estava referindo-se justamente ao significado dos símbolos que expressam muito mais do que palavras, mas também conceitos completos e complexos.


As pinturas rupestres de Lascaux, a escrita cuneiforme dos sumérios, os hieróglifos egípcios nas pirâmides, os ideogramas orientais e até mesmo os emojis dos nossos smartphones no “zap zap”, são formas de comunicação não-verbal que utilizam símbolos minimalistas para comunicar algo com profundidade de significado sem a prolixidade de explicação em muitas palavras.


Falando em emojis, principalmente nas redes sociais, somos bombardeados por imagens e gráficos com efeitos visuais muito atraentes, obviamente convidando nossa atenção para o conteúdo que está sendo propagado. Mais especificamente no Instagram, onde 800 milhões de usuários estão presentes mensalmente e postando 95 milhões de fotos por dia, fica difícil para uma empresa diferenciar-se no oceano imagético.


Para nosso cliente Instituto Inanís, que posiciona-se como um centro que auxilia seus clientes com praticas integrativas complementares na trajetória do autoconhecimento, o slogan proposto pela Carpes “Contemple sua Essência” traduziu em uma única frase: a ideia, o espírito da empresa e a condução do negócio.


Logo, para diferenciar-se na comunicação e não apenas ser o “diferente pelo diferente”, buscamos algo que realmente houvesse coerência com o slogan proposto. Criamos uma abordagem que levasse à reflexão, não simplesmente mostrando imagens rasas e óbvias, mas que estimulasse um pensamento para haver compreensão.


No movimento oposto da concorrência, o Instagram do Instituto Inanís não vende os serviços na plataforma. A rede social é tratada como uma ferramenta institucional que comunica como a empresa pensa. Explora imagens minimalistas, sem excessos e sem detalhes, reduzidas ao máximo de adornos e interferências possíveis em favor da concentração no que realmente importa. Inquestionavelmente ligadas ao slogan as postagens publicadas, semanalmente, convidam a audiência a refletir sobre a sobreposição do texto da postagem com a imagem meticulosamente escolhida.


Com a popularidade das redes sociais, tornou-se mais fácil comunicar marcas e produtos, mas não necessariamente mais efetivo. Caso não tenha uma estratégia sendo executada, apenas a ferramenta não será o bastante.


Você pode conferir e seguir o Instagram do Inanís aqui.



Byron Andrew

Sócio da Carpes


Carpes

Design e Gestão de Marcas

O melhor é possível

114 visualizações
Design e gestão de marcas

O melhor é possível

ola@carpesdesign.com | 51 3907 8400

  • Facebook Carpes
  • Instagram Carpes
  • LinkedIn Carpes
  • Behance Carpes