STEILEN BERG
Gestão de Rede Social
Steilen Berg
A Steilen Berg é uma cervejaria artesanal fundada em 2004, localizada na zona sul de Porto Alegre, que busca nas tradicionais escolas alemã, americana, belga e inglesa a inspiração para elaborar sua linha de cervejas especiais com 8 estilos distintos.
Início
2016
Cliente desde outubro de 2016 vem desenvolvendo com a Carpes
a gestão de sua rede social
e o auxílio estratégico na criação
de materiais para sua comunicação.
Plano de Marketing
Instrumento fundamental para determinar para onde a marca pode ir. Investiga quem a marca é e quem ela pode ser. Analisa pontos fortes e fracos, ameaças e oportunidades que a mesma pode encontrar no mercado. Para a Steilen Berg foi realizada também uma pesquisa qualitativa que ajudou a verificar o que seu público-alvo espera de uma cerveja artesanal. Identificou-se que a cervejaria poderia posicionar-se como uma bebida para celebração, para comemorar conquistas.
Posicionamento
Após a criação do plano de marketing foi definida uma nova abordagem para comunicar o posicionamento da empresa. Foi identificado que consumidores de cervejas especiais costumam degustar o produto em ocasiões onde "sentem que merecem". Pode ser uma pequena conquista como um dia cheio de trabalho ou uma grande conquista como o nascimento de um filho. Sendo assim, a ideia foi posicionar a Steilen Berg como a cerveja para os conquistadores.
O slogan criado para a assinatura foi:
Steilen Berg
Conquiste seu momento
Novos Rótulos
Buscando um alinhamento com seu posicionamento, foram desenvolvidos novos rótulos para as cervejas. A ideia foi trazer um aspecto mais artesanal para o produto, deixando ele mais clássico, mantendo o formato de brasão, utilizando textura de papel envelhecido e fontes serifadas e ornamentadas. Criando uma unidade entre os diferentes tipos de cerveja, fortalecendo a identidade da cervejaria.
Padronização
da linguagem
visual
Ao iniciar a gestão da comunicação nas redes sociais foi desenvolvida uma linguagem visual para a marca, buscando reforçar seu posicionamento e gerar uma fácil identificação com o tempo.
Principal foco do trabalho neste primeiro momento.
A rede busca se relacionar com seus clientes e fomentar a cultura da cerveja artesanal no país. Informa e atualiza sobre assuntos relevantes, detalhes dos produtos, pontos de venda, promoções institucionais, curiosidades e eventos que a marca participa. O trabalho foi iniciado quando a página somava cerca de 500 seguidores.
Hoje esse número já ultrapassa os 3.047.
História da
Steilen Berg
Buscando contar a história da empresa para o público, de forma mais detalhada, foi realizada uma entrevista em profundidade com os sócios. Gravada, eles contaram desde o início toda a caminhada para a fundação da cervejaria. Logo após, os áudios foram transcritos e a partir deles, foi escrita a história em forma de capítulos que você pode conferir aqui.
Ensaio fotográfico
Fundamental para a divulgação dos produtos, após a criação da nova linha de rótulos foi realizado um ensaio fotográfico de todos os estilos para que pudéssemos trabalhar a comunicação das cervejas.
Apresentação institucional
Apresentações institucionais auxiliam a transmitir o posicionamento e dão credibilidade à empresa. Cada apresentação construída para a Steilen Berg é minuciosamente desenvolvida com seus sócios a fim de explorar o máximo seu potencial.
Material impresso
Seguindo a ideia de alinhamento, foram desenvolvidos novos materiais institucionais impressos, ajustados com a nova linguagem, como novos cardápios, folhetos e banners, que são constantemente distribuídos em pontos de vendas, eventos e na prospecção de novos clientes.
Prêmios
Pelo terceiro ano consecutivo (2017/18/19) a Cervejaria Steilen Berg obteve suas cervejas reconhecidas no maior concurso do país, o Concurso Brasileiro de Cervejas, realizado em Blumenau/SC. Em 2017 a Vienna Steilen Berg foi medalhista de bronze na categoria “Lager Styles" no estilo Vienna; em 2018 a Pepper Weiss conquistou medalha de prata na categoria “Hybrid/Mixed" no estilo Chili Pepper Beer; e em 2019 novamente a Pepper Weiss e a amadeirada Barrel Aged Texas Brown Ale, foram medalhistas de bronze, na mesma categoria, nos estilos “Chili Pepper Beer” e “Wood and Barrel Aged Dark Beer”. Com esta premiação, a cervejaria já acumula 4 medalhas no festival brasileiro mais importante da indústria da cerveja artesanal.
Novo site
Após 3 anos de muito trabalho e crescimento, estava na hora da cervejaria possuir um website que refletisse sua expansão física e comercial. O anterior já não apresentava a empresa de forma fidedigna. Com o novo site, a Steilen Berg aproxima ainda mais seus consumidores e apreciadores de cerveja artesanal.
O Projeto
Anteriormente destacamos os principais pontos trabalhados no projeto para a Cervejaria Steilen Berg, embora não sejam os únicos. O trabalho segue em evolução e a medida que novas etapas forem se consolidando, o case será atualizado. Abaixo, um resumo dos principais resultados alcançados até o momento:
+453%
Após o início da gestão da rede Facebook, houve um acréscimo de mais de 453% no número de seguidores e um aumento expressivo na interação do público com a marca.
Identidade
Com a padronização da linguem visual, verificamos um engajamento maior de público e parceiros com a marca, aumento de pontos de vendas (de 25 para 73) e de solicitação de materiais institucionais.
Premiadas
Os prêmios recebidos pela cervejaria avalizam sua qualidade e ajudam a reforçar o posicionamento da marca como uma cerveja especial, mostrando que o caminho definido no início do trabalho foi bastante assertivo.
Trabalhar com a Carpes tem sido importantíssimo para o crescimento da nossa empresa. Desde antes da assinatura do nosso contrato, o pessoal da agência sempre foi ágil, eficiente, inteligente e assertivo em relação às soluções que precisávamos. São criativos e profissionais, muito organizados e de excelente relacionamento interpessoal. Esperamos que continuem crescendo e se desenvolvendo, é uma agência séria, fundamentada em bons valores, e muito competente.